«

»

jan
17

Em cartaz, Tomboy, vencedor do Festival MixBrasil/2011

Zoé Héran vive Laure/Michael em filme de Céline Sciamma

A coleção de prêmios de Tomboy é, além de grande, de muito prestígio. Aqui no 19º Festival MixBrasil da Diversidade Sexual o filme francês abriu o evento e foi aclamado pela plateia lotada do Cine SESC. Ao final, foi agraciado com o prêmio de melhor longa da competição. E a história se repetiu pelo mundo: melhor filme LGBT do Festival de Berlim/11, prêmio do público no Frameline Gay & Lesbian Film Festival, de San Francisco/EUA, melhor longa do Philadelphia QFestivalde Cinema Gay e Lésbido e novamente o prêmio máximo no Torino Lesbian and Gay Film Festival/2011.
Mas chegou a hora do público paulistano conhecer esta história emocionante: Tomboy narra o drama da garotinha Laure (Zoé Héran) de 10 anos que se faz passar por menino; ela até diz aos novos amigos do conjunto habitacional onde acaba de se mudar com a família que se chama Michael.

As irmãs Jeanne (Malonn Lévana) e Laure são cúmplices na armação da mais velha

Com delicadeza, a diretora francesa Céline Sciamma foca a trama no cotidiano de Laure/Michael — que tem a irmãzinha Jeanne (Malonn Lévana) de seis anos como cúmplice — e em suas brincadeiras com seus novos amigos, em especial Lisa (Jeanne Disson) que logo se interessa pelo novo vizinho.
Por mais que seja um tema delicado e de sofrimento intenso (a não identificação com seu corpo e sua identidade sexual), Sciamma optou por realizar seu argumento de forma leve e descontraída, colocando o ponto de vista da/o garota/o. Incrível interpretação de Zoé Héran, que emociona e convence a todos que é mesmo um menininho.
Já havia feito resenha sobre este filme encantador quando de sua exibição no Festival MixBrasil e não poderia deixar de recomendá-lo novamente agora que está em circuito comercial. Imperdível, principalmente pela maneira sensível e tocante como a diretora (que assina também o roteiro) trata de um problema tão delicado, como o transtorno de identidade de gênero. Em tempos de intolerância e homofobia, nada melhor como uma brisa de delicadeza para o tema

Fotos: divulgação

2 comentários

  1. Dinah Sales de Oliveira disse:

    Maurício,
    Esse está na minha lista – é o próximo – e Tadeu também quer ver.
    Fomos ao Espaço Unibanco (que vai mudar de nome, infelizmente!) na semana passada pra ver outro que vc comentou aqui no blog e me recomentou: O garoto da bicicleta, que é muito bom também.
    Depois, vamos trocar impressões sobre o Tomboy!

    beijos,
    Dinah

    1. Maurício Mellone disse:

      Dinah:
      Tomboy venceu o MixBrasil (além de prêmios pelo mundo) e é extremamente
      sensível e tocante; vcs vão gostar!
      E O Garoto da Bicicleta, tenho certeza q irão gostar muito tb,
      principalmente porque viveram na França e poderão se idenficar com as situações
      vividas pelo Garoto!
      bjs e obrigado pela frequência constante!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*