Último final de semana de Tio Vânia, montagem do Galpão

De em novembro 16, 2011

Elenco do Grupo Galpão na montagem de Tio Vânia

Um clássico é sempre clássico. E quando se trata de uma peça do escritor e dramaturgo russo Anton Tchékhov aí é imprescindível. Por isso que você não pode deixar de assistir a montagem do Grupo Galpão, de Minas Gerais, para o clássico de Tchékhov Tio Vânia (aos que vierem depois de nós), que encerra temporada de nesse final de semana no SESC Vila Mariana.
Com direção de Yara Novaes, o espetáculo do Galpão já percorreu diversos festivais de teatro pelo país, cumpriu temporada em Belo Horizonte e Rio, além da apresentação no Teatro Vascello (Roma/ Itália) antes dessa temporada paulistana.

Tio Vânia (aos que vierem depois de nós) não é o primeiro trabalho do Galpão com Anton Tchékhov . Em 2008, o grupo participou de um projeto que uniu teatro e cinema: com direção de Henrique Diaz, durante a montagem da peça As Três Irmãs, o diretor Eduardo Coutinho realizou o documentário Moscou sobre esse processo de criação. Há ainda o projeto Viagem à Tchékhov que, além de Tio Vânia, o grupo pretende montar em 2012 uma peça com contos do autor, com direção do russo Jurij Alschitz e treinamento vocal com a diretora lituana Olga Lapina.
Tio Vânia
retrata um momento na vida de uma família que vive numa decadente propriedade rural, no final do século XIX. Mais do que a instabilidade financeira e a falta de perspectiva na vida daquelas pessoas, o texto de Tchékhov revela de maneira contundente a desilusão, a incompreensão com a passagem do tempo e o declínio físico e, principalmente, o fim dos sonhos para aqueles personagens. Mas nesse caos há também um fio de esperança no futuro.

Antonio Edson na pele do protagonista

Vânia (Antonio Edson), com quase cinquenta anos, sente-se inútil, cumprindo um papel secundário na família e na vida. Esta constatação fica mais acentuada depois da chegada do viúvo de sua irmã, o Professor Serebriákov (Arildo de Barros) e de sua nova esposa, a atraente Helena (Fernanda Vianna). Ela atrai tanto Vânia como o médico Ástrov (Eduardo Moreira), amigo da família, que por sua vez é a paixão de Sônia (Mariana Lima Muniz), sobrinha de Vânia e filha de Serebriákov.

Destaque para o cenário de Márcio Medina, que também assina o figurino: cinco colunas são movimentadas pelos atores e interferem no tom e dramaticidade (elas podem ajudar a expandir ou sufocar a situação vivida em cena).

Fotos: Guto Muniz/Elenize Dezgeniski


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: